O Curso
O Design Experiencial é uma abordagem holística para a solução de problemas de design. Desta forma, o Design Experiencial através das correntes teóricas e metodológicas busca projetar a experiência do usuário enquanto interage com um produto. Assim, o curso atende uma necessidade de mercado, das empresas e seus produtos e serviços, mas também do usuário.
Sendo que o Design caminha para um pensamento e construção holística e dada à característica essencial da experiência de Contar Histórias através de artefatos, o Curso Design Experiencial foi concebido para que receba contribuições de diversas áreas. Assim, a proposta delineada para este curso, fundamenta-se na soma de diversos conhecimentos oriundos de várias áreas e visa à construção de uma atividade multidisciplinar. Estas áreas abrangem os três eixos fundamentais do design experiencial: emoções, usabilidade e estética. As emoções são vistas no componente curricular design emocional enquanto que a usabilidade e suas inter-relações com o pragmático são estudadas no design de interação. Por fim as contribuições da estética e do belo formam a base do componente curricular design experiencial. Estes componentes curriculares são abordados não apenas pela teoria, mas na pratica envolvendo sua métrica.
Alem disto, estes três eixos geram um grande potencial para a qualidade criativa e potencial inovador do designer. Desta forma, tanto a criatividade como a inovação são abordados como meio e fim do design experiencial.
E para que o design seja entendido e praticado no todo o Design Thinking revela a interdisciplinaridade presente no processo criativo enquanto que o design holístico aborda o fazer design como um processo interligado e continuo.
E por fim, sob uma perspectiva pragmática, vislumbra-se que um Curso de Design Experiencial se apresenta como uma relevante oportunidade sócio-histórica-econômica-cultural.